“Não foi loucura”, diz surfista que disputou o Pan grávida
Após faturar a medalha de bronze no Pan-Americano surfando stand-up, Nicole Pacelli surpreendeu o Brasil ao revelar que estava grávida. A decisão de competir não foi simples, mas a atleta recebeu amparo e orientação médica, recuperou a segurança e realizou o que diz ser um de seus grandes sonhos profissionais.
Veja também:
- Ouro no Pan, estrela do handebol promete raspar cabelo por medalha em 2020
- Aos 11 anos, Fadinha do Skate é a segunda melhor do mundo e mira Olimpíada
- O que esperar da nova técnica da seleção brasileira de futebol feminino?
Ao Extraordinárias, Nicole conta com exclusividade como tudo aconteceu.
*
"Eu tinha uma viagem marcada com o Comitê Olímpico para o Peru, para treinar no local onde competiria algumas semanas depois, no Pan-Americano. Um pouco antes dessa viagem, descobri que estava grávida. Fiquei com medo no começo, porque era algo novo para mim. Não sabia o que podia fazer ou não. Foi um choque, porque não foi uma gravidez planejada.
Comecei a sentir um pouco de mal-estar, estava cansada, com muito sono e enjoo. Decidi, então, conversar com uma médica que me conhece desde que nasci. Ela me disse que, como eu surfei a vida inteira, meu corpo estava acostumado. Que não teria problemas. Fui para o Peru e foi muito bom para mim, porque ainda estava com um pouco de medo e consegui surfar bem. Isso me deu confiança.
No começo, fiquei mais com o pé atrás, porque não surfo só por diversão, preciso de performance, tenho que manobrar, arriscar. Além disso, tinha receio de sentir algum desconforto durante o campeonato, mas não tive nada. Só depois que acabou me deu cansaço. Acho que descarregou tudo de uma vez. Eu estava um pouco ansiosa, nervosa, era a primeira vez que o stand-up estava entrando no Pan-Americano e queria fazer uma boa estreia, mostrar que o Brasil tinha atletas bons no surfe.
Durante as baterias, tentava não pensar muito na gravidez, porque não queria ficar mais ansiosa, mas não tinha como. Conversava, dizia: 'Vamos nessa!'. Eu queria muito ganhar uma medalha, significava muito para mim. Porque, quando eu comecei no stand-up, era um esporte novo no país. Estava honrada de representar o Brasil, até por isso não pensei duas vezes em ir, era uma realização pessoal muito grande. Estou muito contente com a conquista da medalha de bronze.
Eu não tinha contado para ninguém sobre a gravidez. Mas não foi uma loucura competir, eu me preparei a vida inteira para aquele momento. Não tinha contado nem para os meus patrocinadores, não sabia como ia ser, mas eles estão me apoiando e fiquei feliz com a reação deles. Vão continuar comigo. Fiquei com medo do que iria acontecer com a minha carreira.
Acho que neste ano não vou competir mais. Teria duas etapas mais para o fim do ano, mas acho que vou estar muito barriguda. A previsão para o nascimento é fevereiro. Talvez em julho o stand-up entre nas Olimpíadas como demonstração, não confirmaram ainda, e a partir do segundo semestre eu já quero voltar. Depois de 40 dias posso voltar a treinar.
Agora a vida vai mudar um pouco, mas estou planejando levar o bebê comigo nas viagens. O pai dele [Lapo Coutinho] também é surfista e viaja bastante.
Acho que o que aconteceu comigo foi bom para mostrar que quando a gente fica grávida pode continuar com os objetivos e seguir correndo atrás dos sonhos. Se eu não tivesse tentado, não teria conquistado minha medalha e talvez não tivesse certeza de que posso voltar superbem. Tudo isso foi bom e me deu confiança."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.